Projeto educar pelo esporte

 

O Projeto Educar pelo Esporte, que conta com o patrocínio da Petrobras, surgiu na Vila Olímpica da Maré em 2009 como uma oferta mais abrangente, integrada e integradora de oportunidades para os seus usuários. Além das atividades esportivas e culturais que já são tradicionais, a Vila passou a oferecer atividades com cunho mais acadêmico, tendo como vetor de motivação os esportes.

Hoje, com sua prFoto para Banner IMG_7900_para site em baixaoposta consolidada na VOM, o Projeto Educar pelo Esporte promove o desenvolvimento humano e comunitário, criando oportunidades, em todas as atividades que promove, de desenvolver as oito inteligências humanas, segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Essa é uma das bases da proposta pedagógica do Projeto Educar pelo Esporte, que busca desenvolver os aspectos cognitivo, socioafetivo e psicomotor das crianças e jovens.

Para cumprir seus objetivos, o projeto criou uma grade curricular integrada com oficinas acadêmicas, esportivas e culturais. As oficinas acadêmicas são: Linguística (atividades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita), Matemática (atividades de aritmética do dia a dia), Mecânica (atividades de física), Experimentos (atividades de ciências) e Naturalista (trabalha os temas ligados à natureza estimulando o conhecimento e o respeito a ela).

Nas oficinas de iniciação esportiva, os jovens encontram natação, ginástica artística, caratê e equipes de competição destas modalidades.  Entre as oficinas culturais do projeto há balé, mist dance, capoeira, jazz, hip hop, dança folclórica, canto coral, flauta, violão, percussão e uma companhia de música.

IMG_1518_karate para site em baixa

No projeto, os professores das atividades esportivas e culturais trocam experiências entre si e com os professores das oficinas acadêmicas, para que, em toda e qualquer atividade, os alunos entrem em contato com outros aspectos daquele mesmo conhecimento. Além disso, um professor de educação física está sempre em contato com os alunos das oficinas acadêmicas, estimulando seu raciocínio e pensamento lógico através de atividades físicas.

Continuamente, todos os profissionais da VOM buscam em seus alunos não apenas a habilidade na atividade em questão, mas outras que poderão ser mais desenvolvidas em outras oficinas. Assim, cabe a todos encaminhar alunos para atividades diferentes daquelas nas quais estão envolvidos.

No Projeto Educar pelo Esporte, o aspecto lúdico e a colaboração entre os alunos estão presentes na maior parte do tempo. Os professores buscam não só facilitar as aprendizagens, mas também facilitar o relacionamento dos alunos, sempre com o bem comum em vista.