Casos de Sucesso

A Vila Olímpica da Maré oferece aos seus usuários a oportunidade de crescerem dentro de suas diferentes atividade.
Assim, a cada ano temos uma série de acontecimentos que merecem destaque, por variados motivos.
Dentre os destaque recentes das atividades da Vila Olímpica da Maré apontamos:

 

Jovens da VOM selecionados para o Balé Bolshoi

Vinte e cinco crianças do Balé da Vila Olímpica passaram na prova de seleção de bolsista do Conservatório Brasileiro de Dança, local freqüentado por crianças já iniciadas e com alto desempenho verificado por prova de admissão. Também foram encaminhadas 2 alunas para o Balet De Anima, 1 para a Cia Étnica e 1 aluna foi aprovada em Dança no vestibular da UFRJ. A adolescente Jordana Moreira, oriunda do Balé da VOM, cursando a escola do Balé de Bolshoi de Santa Catarina, selecionada entre 57.000 mil candidatas de todo o Brasil. Recentemente um outro aluno, o Davi, também foi selecionado para o Balé Bolshoi. Assista à reportagem no RJ/TV da TV Globo clicando no link abaixo:

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/


 

Karatê da VOM é campeão

Na área dos esportes a Equipe de Natação encaminhou 3 alunos para Clubes o Clube de Regatas Flamengo. A equipe de Ginástica Olímpica encaminhou 12 alunos para Clubes de Referência tais como Vasco, Flamengo e Colégio Militar. No Futsal foram encaminhados dois alunos, um para o Flamengo e outro para o Grajaú Country Club. No Karatê houve destaque para uma aluna que obteve o Campeonato Carioca, o vice campeonato Brasileiro e recentemente o 5º lugar no Sul Americano.


Musical de Natal encanta a cidade

O Coral de Jovens Adulto apresentou um Musical de Natal na Cidade das Crianças, em evento da Prefeitura, e em igrejas da Maré, tendo sido muito aplaudido e recolhido elogios e agradecimentos. As apresentações do ano foram no Abrigo Cristo Redentor, Igreja Amor e Graça, Evento na IV CRE, Circo Voador (evento Bienal Favela Festa), VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente (SESI Tijuca), Encerramento do Pan Social, Semana do Exército, Visita da 1ª Dama da Dinamarca juntamente com o consulado e na Cidade das Criança. Na atividade de Música foram aprovados 17 alunos no Coral da UFRJ, mais 3 no Instituto Vila Lobos.


Alunos produzem e lançam livro de Contação de Histórias

A Escola IV Centenário, onde o trabalho de Contação de Histórias (desenvolvimento da inteligência lingüística) é regular, as professoras referem aumento na capacidade de atenção e concentração dos alunos, como também aumento do gosto pela leitura, desenho e escrita. O trabalho durante o ano letivo gerou um livro produzido pelos alunos, merecendo lançamento festivo e elogios entusiasmados.


Espetáculos pela vida

A atividade Teatro ligou-se às escolas no auxílio ao desenvolvimento dos temas do planejamento anual onde a culminância e avaliação aconteceram através de apresentações tais como: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Independência, Meio Ambiente e outros. O resultado para o aprendizado foi espetacular segundo a avaliação dos professores. Os alunos além de terem aprendido os conteúdos propostos demonstraram o desenvolvimento de outras habilidades importantes para a vida tais como: trabalho em equipe, participação, empenho, desenvoltura, cumprimento de tarefas, e outras.


Nota 10 para a saúde

No projeto de complementação alimentar, a avaliação do ganho de peso realizada em Setembro de 2007 com os jovens inscritos revelou:
- Dos jovens com até 2 meses de inscrição, pôde-se observar que 79% dos jovens ganharam peso, com uma média de ganho de 0,7 Kg no período da avaliação.
- No grupo de jovens que tinham de 3 a 6 meses de inscrição, 98% dos jovens ganharam peso, com uma média de ganho de 1,5 Kg no período da avaliação. Vale destacar que dentre os jovens deste grupo, 4 deles alcançaram a eutrofia (estado nutricional de normalidade), apresentando os seguintes ganhos de peso no período: 6,7Kg; 2,8Kg; 3,0Kg; 2,9Kg. Todos estes jovens freqüentam regularmente a cantina do projeto de complementação alimentar.
- Os jovens que tinham mais tempo de projeto, com mais de 1 ano de inscrição, apresentaram os maiores ganhos de peso, entre eles: 12,2 Kg e de 8,3 Kg.
Atenção à Saúde atendeu a 190 emergências com detecção de suas causas e elaboração de medidas de prevenção. Foram realizadas 60 consultas de enfermagem, 586 consultas médicas com avaliação clínica e 50 atendimentos e encaminhamentos psicológicos.