Propostas

•  Esporte para o desenvolvimento humano

A Vila Olímpica promove um conjunto de ações educativas transdisciplinares que contribuem para o desenvolvimento integral do ser humano. A proposta pedagógica se fundamenta no desenvolvimento das oito inteligências humanas, tendo o esporte como o grande fator de articulação dos conteúdos educativos.

•  Educação Integral como proposta pedagógica

A VOM busca promover o desenvolvimento do ser humano de forma integral, em suas capacidades intelectuais, socioafetivas e psicomotoras. As atividades são organizadas com base nos fundamentos da Educação Integral – aumento do tempo na escola, ampliação dos conteúdos educacionais e articulação dos espaços educativos da comunidade – e nas diretrizes de integração dos equipamentos e programas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e da Secretaria Municipal de Educação (SME): “Divulgar e estimular a participação dos alunos da SME nos programas desenvolvidos nos equipamentos da SMEL”. Nesse sentido, o esporte é um importante meio para o desenvolvimento humano e vetor de articulação de conteúdos educativos, programas de governo e serviços públicos.

• Integração com equipamentos e programas de governo

A VOM tem um papel primordial de articular programas e serviços públicos de educação, saúde e assistência social, buscando otimizar recursos e integrar no mesmo sítio as atividades educacionais, esportivas, culturais e da saúde, do berçário à terceira idade. A grade de atividades da VOM é integrada e permite que as crianças e jovens circulem pelas Oficinas de Esporte, Cultura e Acadêmicas e tenham vivências e experiências educativas nos diversos campos de conhecimento, de acordo com o interesse do participante.

• Formação de professores

O programa para formação em serviço dos profissionais da VOM, discute, além da transdisciplinaridade, uma estratégia para criação de um ambiente sociomoral na VOM, de modo a fortalecer valores positivos, a cooperação e o exercício da cidadania.

•  Integração com as escolas da rede municipal

Nossa parceria com as escolas públicas transcende ao oferecimento de vagas nas atividades da VOM. É uma reafirmação diária de uma ação integrada vivenciada nos dois ambientes e que contribui para a ampliação da carga horária e maior diversidade dos conteúdos,  proporcionando experiências e vivências que qualificam o trabalho dos professores.

Essa integração também permite reforçar a rede de proteção social às crianças e adolescentes, através da ação da equipe multidisciplinar – psicopedagoga, enfermeira, nutricionista, psicóloga e assistente social – articulando serviços públicos de assistência social, saúde e educação.

• Modelo para políticas públicas

Nossa parceria contempla a 4ª CRE, três Cieps, duas escolas municipais e uma EDI, consolidando um modelo replicável de ação conjunta da comunidade e escola em busca da valorização da cultura do bairro e da melhoria da qualidade do ensino público.

• Integração com a comunidade

Mantendo a tradição de participação comunitária da VOM, criamos as reuniões comunitárias, grupos de convivência e eventos, onde se fortalece os elos entre os moradores e a VOM e levantam-se demandas da comunidade. A ampla diversidade de atividades da VOM traz famílias inteiras para o projeto e facilita o vínculo e a participação de todos. O espaço amplo e arborizado também atrai os moradores que utilizam a Vila como local de lazer e convivência.